Mulher abre mão de emprego bem-sucedido em Nova York para construir casas sustentáveis na Indonésia

Uma carreira sólida dentro de um setor do mercado bastante concorrido vivendo em uma das cidades mais prestigiadas do mundo. Essa pode ser a síntese do sonho de consumo de muitos. Mas, apesar de ter isso tudo em suas mãos, Elora Hardy não estava se sentindo plenamente realizada.

Foi por essa razão que, em 2010, ela decidiu mudar sua trajetória e retornar para a cidade onde passou a infância. Mais precisamente na ilha de Bali, na Indonésia.

Inspirada por seu pai, que havia desenvolvido uma escola sustentável cujas estruturas eram feitas de bambu, Elora mergulhou de cabeça nas possibilidades de uso desse material. E assim se especializou na construção de moradias sustentáveis onde o bambu é a principal matéria-prima.

Junto com sua equipe do Ibuku, nos últimos cinco anos Elora já colocou de pé uma vila inteira de casas utilizando essa técnica. Além de econômicas, as construções resistem bem a terremotos e ainda têm um design incrível.

bambu04

bambu02

Será que hoje Elora estaria satisfeita da mesma forma se lá atrás não tivesse sido corajosa de abandonar uma carreira promissora? Nessa edição do TED Talk ela conta um pouco mais sobre sua experiência:

BambooHouses_Elora

bambu06

bambu07

bambu08

bambu09

bambu11

BambooHousesExtra1

BambooHousesExtra2

BambooHousesExtra3

BambooHousesExtra4

BambooHousesExtra5

bambu10

bambu03

bambu05
Todas as fotos via

Percepção é a forma como nós vemos, julgamos e qualificamos os eventos ao nosso redor, uma forma de atribuir significado aos estímulos que recebemos. Ao contrário do que você provavelmente já ouviu dizer, o Poker é um esporte onde o que conta não é a sorte ou o azar que o baralho te oferece. No Poker, a percepção para avaliar os adversários, para enxergar a forma como eles leem o jogo (e a capacidade para agir de acordo com isso) é o que distingue os bons dos medianos e maus jogadores.